Filmes

  

ÁGORA

 

O filme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 da nossa era. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o judaísmo e a cultura greco-romana.

Hipátia tem entre seus alunos Orestes, que a ama, sem ser correspondido, e Sinésius, adepto do cristianismo. Seu escravo Davus também a ama, secretamente. Hipátia não deseja casar-se, mas se dedica unicamente ao estudo, à filosofia, matemática, astronomia, e sua principal preocupação, no relato do filme, é com o movimento da terra em torno do sol.

Mediante os vários enfrentamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, os cristãos se apoderam, aos poucos, da situação, e enquanto Orestes se torna prefeito e se mantém fiel ao seu amor, o ex-escravo Davus (que recebeu a alforria de Hipátia) se debate entre a fé cristã e a paixão. O líder cristão Cyril domina a cidade e encontra na ligação entre Orestes e Hipátia o ponto de fragilidade do poder romano, iniciando uma campanha de enfraquecimento da influência de Hipátia sobre o prefeito, usando as escrituras sagradas para acusá-la de ateísmo e bruxaria.

 

TV PIRADA  (ORION, 1989)

Sinopse: Filme despretencioso, mas engraçado, sobre George Newman (Yankovic), gerente de uma pequena estação de TV UHF (U-62) que seu tio ganhou num jogo de pôquer. Quando George escala o porteiro como estrela dos shows, têm início uma série de programas ecléticos e pouco usuais como Wheel Of Fish, Name That Stain e Conan, the Librarian.* Então a estação torna-se sucesso imediato, é quando o magnata de TV R. J. Fletcher (McCarthy) planeja comprá-la e transformar o local num estacionamento.

Foco na profissão: Um dos programas da U-62 é Conan, o bibliotecário. Numa seqüência, Conan (Roger Callard), um bibliotecário musculoso e cabeludo agarra um usuário e pergunta: "Você não conhece o Sistema Decimal de Dewey?" Mais tarde Conan corta um usuário ao meio por devolver um livro em atraso. Esta seqüência é uma deliciosa paródia da imagem estereotipada do bibliotecário.

 

 

NO MUNDO DE 2020 (SOYLENT GREEN) (MGM, 1973)

Sinopse: No ano de 2022 o mundo superpopulado sofre com o aquecimento e o efeito estufa. Todos são obrigados a morar nas cidades e sofrem com a falta de comida natural. Um pote de geléia de morangos custa 150 dólares, de modo que a maioria das pessoas ingere uma comida artificial conhecida como Soylent Green. Quando o policial detetive Thorn (Heaston) investiga um estranho caso de morte que envolve um executivo da Soylent Corporation, ele descobre a verdadeira fonte do produto.

Foco na profissão: Nesta desolada visão de futuro, os bibliotecários comandam o mundo porque eles são os únicos que têm, ou sabem onde conseguir, a informação. Mas isto não chega a ser um elogio à nossa profissão, a considerar no que o mundo de Soylent Green se transformou. O filme é sombrio, mas traz uma reflexão interessante sobre a explosão da informação. Importante lembrar que esta dominação dos bibliotecários foi vislumbrada bem antes* dos computadores e da explosão da informação.

 

 

O VENDEDOR DE ILUSÕES (THE MUSIC MAN) (WARNER BROTHERS, 1962)

Sinopse: Neste delicioso musical o vigarista "professor" Harold Hill (Preston) tenta impressionar uma pequena cidade de Iowa com a criação de uma banda marcial. Mas as coisas não acontecem de acordo com o planejado quando a bibliotecária (Jones) descobre as mentiras e tenta desmascarar o professor diante do prefeito (Ford).

Foco na profissão: Jovem, bela e solteira, Marion (Jones) é o estereótipo perfeito da bibliotecária de cidade pequena. A esposa do prefeito denuncia que Marion está emprestando à sua filha "livros indecentes" como Rubaiyat, de Omar Khayyam. Mais tarde Marion rasga a página de um livro da biblioteca para impedir que o prefeito descubra as mentiras do professor Hill. Este filme (e a peça que o precedeu) marcou a expressão "Marion, a bibliotecária"* na profissão. Apesar do retrato estereotipado de bibliotecária solteirona e de coque, Marion fornece uma imagem bastante positiva de bibliotecários que estão dispostos a lutar contra a censura. De fato, ela escorrega na ética profissional quando rasga fora a página do livro para proteger o professor Hill. Mas isto apenas prova que os bibliotecários são humanos.

 

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (IT'S A WONDERFUL LIFE) (RKO, 1946)

Sinopse: Neste sempre clássico de Natal, George Bailey (Stewart) passa toda a sua vida abrindo mão de seus sonhos em benefício da pequena cidade onde vive. A gota d'água acontece numa véspera de Natal quando a perda de 8 mil dólares e as maquinações do maldoso milionário Potter (Barrymore) o levam à falência e à tentativa de suicídio. Então, seu anjo de guarda, Clarence (Mitchell), mostra-lhe como sua cidade, sua família e seus amigos viveriam se ele não tivesse nascido.

Foco na profissão: Neste mundo sombrio e alternativo em que Bailey não existe, Mary (Reed), sua amável e vivaz esposa na primeira história, torna-se agora uma bibliotecária solteirona e tímida. Embora esta cena dure menos que meio minuto, vemos claramente os efeitos de um século de construção do estereótipo.

 

 

O DESPERTAR DAS TORMENTAS (STORM CENTER) (COLUMBIA, 1956)

Sinopse: História de Alicia Hull (Davis), bibliotecária de uma pequena cidade cujo trabalho é introduzir as crianças no mundo dos livros. Como retorno ao pedido de recursos para a construção de uma ala infantil na biblioteca, o conselho municipal pede que ela retire do acervo o livro O Sonho Comunista nesse período caracterizado pelo Macartismo e a caça às bruxas. Quando ela nega o pedido, os membros do conselho questionam suas atividades do passado. Então ela é demitida e rotulada de subversiva. O juiz Ellerbe (Kelly) acha que ela foi tratada injustamente e convoca uma reunião. Paul Duncan (Keith), um jovem político ambicioso, namorado da bibliotecária assistente Martha Lockeridge (Hunter), vê na reunião uma oportunidade para se projetar e acusa Alicia de comunista. Seu discurso belicoso conduz toda a cidade contra Alicia, exceto o menino Freddie (Coughlin), o favorito da bibliotecária. Ele vai se tornando cada vez mais enraivecido com a atitude da cidade, até atear fogo na biblioteca. E quando a biblioteca arde em chamas, as pessoas mudam repentinamente suas posições e chamam Alicia de volta ao trabalho para supervisionar a construção de uma nova biblioteca.

Foco na profissão: Storm Center é a quintessência da anti-censura, mostrando uma imagem forte e positiva das bibliotecárias personificadas por Bette Davis e Kim Hunter. Embora a narrativa seja datada e a mudança das pessoas seja mostrada de forma inverossímel, Davis é convincente como a bibliotecária de princípios, especialmente quando ela lança a questão: "Como posso me livrar de um livro?"

 

O LIVRO DE ELI

No futuro por cerca de 30 anos após o término da guerra, um homem solitário cruza a paisagem devastada da América. Cidades abandonadas, viadutos destruídos, crateras no solo, são as marcas da destruição catastrófica. Não há civilização nem lei. As estradas estão dominadas por gangues que matam um homem pelos seus sapatos, ou por água.

Mas existe um guerreiro não por opção, mas por necessidade, Eli (Denzel Washington) que só quer viver em paz, porém, se desafiado, ele destroçará seus agressores antes que eles se dêem conta do seu erro fatal. Não é sua própria vida que ele guarda tão ferozmente, e sim a sua esperança de um futuro para a humanidade; uma esperança que ele nutre e protege há 30 anos e que está determinado a concretizar.

Movido pelo seu compromisso e guiado pela crença em algo muito maior do que ele, Eli faz o que é preciso para sobreviver e preservar seu bem mais precioso um livro.

 

UM SONHO DE LIBERDADE

Em 1946, o bancário Andy Dufresne (Tim Robbins) é acusado por um duplo homicídio e condenado à prisão perpétua no Presídio Estadual de Shawshank, em Miami. Lá, ele conhece Ellis Red Redding (Morgan Freeman), que também cumpre prisão perpétua. Logo Andy conhece a realidade da prisão: a violência dos guardas e um diretor corrupto. Valendo-se de suas habilidades, Andy começa a ganhar favores e em troca faz a contabilidade dos negócios sujos do diretor Samuel Norton (Bob Gunton). Assim, ele consegue montar uma biblioteca e dar um pouco de dignidade aos presos. Mas ainda não desiste do sonho de voltar a ser livre e, secretamente, elabora um plano para escapar.

 

 

UMA CIDADE SEM PASSSADO

FICHA TÉCNICA: (Schreckliche Mádchen, das, 1989, ALE). Direção:Michael Verhoven. Com:Lena Stolte, Monika Baungarter, Michael Garr, Fred Stillkraut.

Uma jovem resolve fazer pesquisa sobre como sua pequena cidade resistiu ao nazismo durante a segunda guerra mas acaba descobrindo que não foi bem assim. Neste filme a biblioteca aparece como personagem principal e fundamental da trama quando permite um verdadeiro resgate do passado. Esta fita conta a história real de Anja Rommes. DRAMA.

 

 

A LOJA DA ESQUINA

FICHA TÉCNICA: (Shop Around the Corner, A. 1940, EUA).Direção: Ernst Lubitsch. Com: James Stewart, Margaret Sullavan, Frank morgan, Joseph Schildkraut.

Clássico em preto e branco que traz reviravoltas entre um casal de funcionários de uma loja. Ele e ela passam a se conhecer melhor por correspondência, o que vai gerar outros conflitos. Comédia romântica da era de ouro do cinema americano com o humor refinado e característico do genial Lubitsch.

 

 

MENSAGEM PARA VOCÊ

FICHA TÉCNICA: (You’ve Got M@il, 1998, EUA) Direção:Nora Ephron. Com: Tom Hanks, Meg Ryan, Parker Posey, Jean Stapleton, Steve Zachn, Greg Kinear.

Dono de uma livraria implica com uma jovem também dona de loja de livros, o que vai causar choques e reviravoltas. Um quase remake de A Loja da Esquina só que ambientada num cenário moderno onde as cartas são substituídas por e-mails. COMÈDIA.

 

A JANELA SECRETA

FICHA TÉCNICA

(Secret Window, 2004, EUA).Direção: David Koepp. Com: Johnny Depp, John Turturo, Maria Bello, Timothy Hutton, Charles S. Dutton. Escritor recebe visita de estranho. Este afirma ter sido plagiado pelo escritor e passa a hostilizá-lo. Thriller com enredo misterioso e final surpreendente. Da obra “Secret Window, Secret Garden” de Stephen King.  SUSPENSE.

 

 O GUARDIÃO – EM BUSCA DA LANÇA SAGRADA

FICHA TÉCNICA

(The Librarian,  2004,  EUA). Direção: Peter Winther. Com: Noah Wyle, Kyle MaClachlan, Sonya Walger, Kelly Hu.

A tranqüila vida de Flynn é transformada quando ele é escolhido para integrar uma ordem secreta responsável por manter em sigilo alguns dos grandes segredos da humanidade. Designado a proteger uma suposta coleção de artefatos místicos ele é surpreendido por inimigos de uma irmandade que roubam um dos três fragmentos da Lança Sagrada. Sem saída, Flynn, com a ajuda da sexy Nicole parte para a América do Sul com o objetivo de encontrar o primeiro fragmento sagrado antes de seus inimigos. Mas, com o rapto de Nicole, Flynn logo perceberá que essa é uma missão que ele deverá realizar sozinho e só então descobrir se realmente é a pessoa certa para ser o guardião.

 

 

O BIBLIOTECÁRIO – REGRESSO ÀS MINAS DO REI SALOMÃO

Todos sabemos o quão irritado fica o bibliotecário quando nos atrasamos a devolver a Ilha do tesouro, agora imagine o que acontece quando um vilão rouba da biblioteca o mapa para as minas do Rei Salomão, o lugar onde se escondem fabulosos tesouros escondidos! Noah Wyle volta a vestir a pele do Bibliotecário Flynn Carson, o improvável guardião dos maiores segredos da humanidade. Conseguirá o Bibliotecário escapar a uma tumba inundada, defender-se dos ataques de hipopótamos belicosos e atravessar um rio de fogo? Será que este rato de biblioteca vai conseguir salvar o mundo outra vez?

 

 

BIBLIOTECÁRIO - MALDIÇÃO DE JUDAS

Flynn, o bibliotecário, é atraído até Nova Orleães por um estranho sonho, e vai deparar-se com uma conspiração que envolve o príncipe vampiro Vlad Dracule. Novamente, Flynn vai ter que proteger os artefactos sagrados – neste caso, o cálice de Judas – para evitar que caiam nas mãos erradas.

 

 

UMA MENTE BRILHANTE

FICHA TÉCNICA: (Beautiful Mind, A, 2001, EUA). Direção: Ron Howard. Com: Russel Crow, Ed Harris, Jennifer Connely, Christopher Plummer.

A vida do premio Nobel John Forbes Nash Jr, (Crowe) que revolucionou a economia com seu gênio matemático. Por trás de todo o talento Nash tem um segredo que pode mudar a sua vida. Concorrente a oito indicações ao Oscar, ganhou quatro:melhor filme, direção, atriz coadjuvante (Connelly) e roteiro adaptado (Aniva Goldsman). Imperdível!!! DRAMA

 

 

A REDE

FICHA TÉCNICA: (Net, the,1995,EUA) Direção: Irwin Winkler. Com: Sandra Bullock, Jeremy Northam,  Dennis Miller, Diane Baker.

Num futuro próximo empresa que fabrica antivírus procura dominar o mundo. Visão perturbadora da manipulação de informação para prejudicar e manipular as pessoas. SUSPENSE.

 

O NOME DA ROSA

FICHA TÉCNICA: (Alemanha 1986) Der Name Der Rose Direção: Jean-Jacques Annaud, Sean Connery (William de Baskerville) Christian Slater (Adso von Melk) Helmut Qualtinger (Remigio da Varagine)

O filme acontece numa abadia italiana em 1327, onde estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas.

A mesma foi, construída como um labirinto com os livros organizados segundo um plano secreto, está fora de limites para William. Acreditando que as mortes na abadia estão de algum modo relacionadas com heresias e com livros misteriosos escondidos na biblioteca, William tem de investigar secretamente, sendo a sua investigação simultaneamente filosófica bem como uma procura pelo assassino ou assassinos. SUSPENSE

 

 

ENCONTRANDO FORRESTER                                            

 Encontrando Forrester,  o cineasta Gus van Sant praticamente refez aqui seu filme anterior, Gênio Indomável. Confira: Jamal (o estreante Rob Brown) é um aluno com uma incrível capacidade para a literatura. Porém, ele é negro e mora num bairro pobre. A salvação vem por meio de Forrester (Sean Connery), um escritor recluso que se torna amigo e tutor de Jamal. Ambos se ajudam a encontrar e a reencontrar as coisas belas da vida. Troque a literatura pela matemática, troque Rob Brown por Matt Damon e Sean Connery por Robin Williams. Pronto! Temos um novo Gênio Indomável ou um velho Encontrando Forrester.

Isto não significa absolutamente que Encontrando Forrester seja um filme ruim. Longe disso. Ele é sensível, emocionante, bem dirigido, envolvente e repleto de mensagens edificantes. Poderia até dizer que Sean Connery dá um show de interpretação, se isso não fosse redundância. Contudo, é um trabalho com forte sabor de já vi. Bonito, sim. Clichê, sim. Esteticamente burocrático, com certeza. Pode até valer o preço do ingresso, mas não estranhe se você sair do cinema com a incômoda sensação de ter visto uma reprise.

O clube do imperador

 

 

O CLUBE DO IMPERADOR

Resumo: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.

http://www.lendo.org/21-filmes-em-que-a-educacao-e-um-tema-criativo/

Escritores da liberdade

 

 

ESCRITORES DA LIBERDADE

Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.

 

 

 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode